domingo, 20 de julho de 2008

Diz-me com quem (te metes) andas...


Sócrates anda a tentar atrair investimento estrangeiro para Portugal. Esteve há poucos dias em Angola com Eduardo dos Santos, e neste momento ainda deve estar pela Líbia, junto de Muamar Khadafi.

Acordos, cooperações ou investimentos por vezes são sinónimo de degradação e vulgarização da ética e do princípio. Significam também, criar dependências e que nalguns casos são demonstrativas que não existe um sentido em apostar na produção e na alternativa interna. Em certos casos revelam-se bem mais fatais, certas importações implicam o fim da produção nacional e consequentemente contribui para o aumento da taxa de desemprego... Bem, acho que já estou a dissertar um pouco e a alongar-me para dizer uma coisa muito simples: Considero humilhante e "rasteirinho" que o Governo português mantenha relações de qualquer espécie com governos que são "adoradores da guerra". Que são governos que não respeitam as liberdades dos seus povos e que não privilegiam a democracia. Que são verdadeiros atentados à Humanidade. Pedir favores e criar dependências através de ditadores e de senhores da guerra revela bem (para quem ainda não se tinha apercebido) o baixo nível em que se movimenta e o estado degradante do governo de Sócrates. E o que também é grave e escandaloso nestes relacionamentos, o que me faz sentir vergonha como português, é da nossa parte o reconhecimento indirecto mas automático de legitimidade ou a legalização de certas acções e dos crimes praticados por estes regimes ditatoriais.

Sem comentários: